Em 14/4/09 nos reunimos no polo que funcionará na E.E.B.Bela Vista.
Fomos bem recebidos pela direção da escola e demais funcionários. A estrutura da escola é muito boa e a receptividade melhor ainda.
No primeiro momento houve a apresentação do professor formador e professores cursistas. O grupo mostrou-se bastante receptivo e interessado com a proposta do Gestar. em seguida conversamos sobre os conteúdos dos TPs e iniciamos as atividades.
28/4/09
Durante o encontro conversamos sobre os textos e atividades da unidade nove, TP3. Cada professor definiu a(s) turma(s) que irá trabalhar.Discutimos sobre gêneros literários, trabalhamos com o "envelope de linguagem"e os cursistas gostaram tanto da atividade que providenciaram cópias dos textos para aplicarem com seus alunos .
12/5/09
Comentamos sobre a realização das atividades propostas aos alunos e uma mesma atividade deu-se de maneira diferente dependendo da realidade de cada escola e turma, foi muito significativa essa troca de experiência. Uma cursista argumentou que durante as aulas em que trabalhou gêneros literários ( classificados) os alunos gostaram e envolveram-se nas atividades
provocando uma mudança positiva na disciplina, uma vez que a turma era muito agitada.
Alguns cursistas citaram como pontos positivos do Gestar, a troca de experiência que está sendo maravilhosa, os conteúdos variados para atividades e a integração entre os colegas.
Todos citaram como ponto negativo o tempo reduzido para aplicação das atividades, mesmo que sejam selecionadas é difícil dar continuidade tendo em vista a proximidade dos encontros e a entrega dos relatórios.
Finalizando o encontro conversamos sobre 'tipos textuais" e assistimos ao vídeo "O CARTEIRO CHEGOU".
26/5/09
Os professores chegaram bem entusiasmados com a realização das atividades do " avançando na prática", comentaram que em algumas turmas , principalmente nas quintas séries, perceberam maior dificuldade em organizar-se em grupos e entender os enunciados , o professor precisava fazer a ponte e repetir muitas vezes o que tomou muito tempo da aula.
Mas tal acontecimento foi considerado normal dentro da faixa etária em que se encontram e a realidade em que vivem esses alunos.
As turmas de sétima série trabalharam de maneira mais tranquila porque já tinham visto o conteúdo na série anterior.
Os cursistas consideram os textos muito bons porque estimulam a discussão. A professora Daniela comentou que a atividade com o texto "Cultura Alimentar" gerou uma aula bastante produtiva e participativa, sendo que na sala havia uma aluna adepta da dieta vegetariana e isto provocou uma discussão que envolveu toda a turma.
Depois do relato dos curistas sobre suas práticas, o grupo organizou-se para a realização da oficina 6 da unidade 12 .O encontro foi bastante produtivo.
02/6/09
Nesse encontro os cursistas trabalharam com o texto " Uma cidadezinha Qualquer ", Carlos Drummond de Andrade. Realizaram a oficina
e com a participação de todos planejaram aulas bem criativas para seus alunos.
09/06/09
Conversamos sobre letramento e discutimos a percepçaõ dos cursistas em relação ao "avançando na prática", os professores trocaram idéias e comentaram as dificuldades e quais atividades geraram maior entusiasmo. É geral a opinião de que o material do Gestar é um recurso pedagógico excelente mas o tempo destinado à realização das atividades é bem reduzido.
Logo após as discussoẽs iniciamos a orientação para elaboração do projeto, fizemos uma dinâmica que ajudaria na escolha do tema. Assim que concluímos, a cursista Claúdia pensando em sua realidade pedagógica escolheu o tema : DISTORÇÃO SÉRIE/IDADE. A professora Daniela, motivada pelo retorno dado por seus alunos durante as aulas optou pelo tema: CULTURA ALIMENTAR.
No próximo encontro vamos retomar esse assunto porque não houve tempo suficiente para discutirmos todo o projeto.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário